Nos melhores momentos e comemorações é comum desfrutarmos o delicioso bolinho ou bacalhau harmonizado com um belo vinho, mas qual escolher? Branco ou tinto?

Esta dúvida é muito comum, já que o bacalhau tem uma estrutura bem firme, é suculento, tem sabor marcante, além de na maioria das vezes ser preparado com muito capricho nos temperos, acompanhamentos e azeite.

Em Portugal eles apostam nos tintos com boa estrutura, que dá mais corpo ao caldo, mas precisa ter taninos mais leves e boa acidez para cortar a gordura do azeite, sempre presente nas receitas.

Mas também há os que preferem brancos mais encorpados, com passagem em barricas de carvalho, mais maduros, com boa untuosidade que harmoniza com o forte sabor do bacalhau, se preparado da maneira mais simples e tradicional combina muito bem e um não passa em cima do outro.

E agora? A dúvida continua…

A resposta é simples, combina com ambos, há brancos e tintos que escoltam bem as receitas da bacalhoada, é um prato que já faz parte do cardápio do brasileiro: a semana santa é só mais uma deliciosa oportunidade de saboreá-lo.
Algumas possíveis combinações:

Bacalhau ao forno com brancos amadeirados e tintos equilibrados
Bacalhau a Bráz, vinhos brancos verdes com madeira
Bolinho de bacalhau na entrada com um belo espumante

Fonte: http://www.winebrasil.com.br/blog/dicas/tinto-ou-branco-para-acompanhar-o-bacalhau/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *